CONSÓRCIO X FINANCIAMENTO qual a melhor forma para o seu IMÓVEL?

Consórcio ou financiamento?

Atualmente, as pessoas têm buscado mais planejamento e formas mais seguras para adquirir seus bens imóveis. No entanto, diante das opções que temos entre consórcio e financiamento, ficamos na dúvida sobre qual delas encontramos maiores benefícios, com melhores taxas de pagamentos e juros.

É comum encontrar entre os consumidores, questionamentos sobre as vantagens e as desvantagens entre consórcio e financiamento de imóveis, por serem, ainda, pouco conhecidos. Então, iremos compartilhar um pouco mais sobre a diferença entre essas duas possibilidades, para que você consiga esclarecer suas dúvidas e saber qual a melhor forma de contratar um produto que, dentro do seu orçamento pessoal e objetivo, seja o melhor caminho para adquirir seu bem.  Acompanhe nossa leitura abaixo!

O que é e como funciona o consórcio e o financiamento imobiliário?

O consórcio é uma modalidade de compra programada de imóveis em grupo de pessoas com o mesmo propósito: o de adquirir um bem imóvel. Os participantes são organizados em grupos e com o pagamento mensal das parcelas, que financiam a compra de quem foi sorteado naquele mês, para usar a carta de crédito. Não há juros, no entanto, existe uma taxa de administração. As pessoas do grupo que desejam aumentar as chances de receber o valor determinado podem dar lances e antecipar a quitação das parcelas.

A princípio, não é necessário passar por aprovação de crédito e nem demonstrar o comprovante de renda. Após ser contemplado, o participante se torna devedor do restante do valor e a análise de crédito se torna necessária.

O financiamento tem seu funcionamento diferente do consórcio. Nele, tem a incidência de juros sobre o valor emprestado em dinheiro. Dessa forma, o contrato é assinado e o valor liberado para a compra do imóvel. Neste caso, é necessária a realização de análise de crédito, para que ocorra sua liberação, a qual é realizada antes da assinatura do contrato e o pagamento das parcelas deve ser efetivado mensalmente, incidindo as taxas de juros. Quem recebe o valor financiado pode antecipar a quitação dos valores, antes da data final para a quitação do empréstimo.

Principais diferenças entre consórcio e financiamento?

No consórcio, quem opta por ele, recebe uma carta de crédito, onde os valores são financiados por todos os consorciados do grupo. Inexiste a cobrança de juros, no entanto as empresas responsáveis pelo consórcio podem gerar taxas para cobrir as despesas administrativas.

Nesse caso também, é devido às administradoras a taxa de adesão, o fundo de reserva e o seguro para os casos de invalidez ou morte.

O consórcio, normalmente, apresenta um plano pronto para o comprador, com as parcelas pré-definidas.

No financiamento imobiliário sucede a prestação do valor total da dívida e os juros variam conforme o banco que foi escolhido pelo comprador do imóvel. Há também, seguros para cobrir danos no imóvel e proporcionar a quitação do dinheiro emprestado, em caso de morte ou invalidez do contratante.

Para liberação do dinheiro, em geral, a instituição bancária solicita o valor de uma entrada. Na negociação, o consumidor pode definir o prazo para o pagamento do empréstimo.

Como escolher a melhor opção para você?

Para definir a melhor escolha, é importante observar as taxas e os juros oferecidos pelas instituições financeiras ou bancárias. Avalie as vantagens e desvantagens do consórcio e do financiamento para saber qual delas parece ser a mais interessante para o seu projeto, se prefere pagar juros mais alto ou aguardar um prazo mais estendido até receber o imóvel.

Uma dica que sugerimos para que você possa fazer uma escolha tão relevante, é fazer uma lista com suas prioridades e critérios, tais como:

  • O prazo para quitação do contrato;
  • qual o orçamento financeiro para a parcela mensal;
  • valores da contratação do consórcio ou financiamento;
  • sobre o quadro econômico do país;
  • necessidade para adquirir e utilizar o bem;
  • possibilidades no controle de pagamentos;

Desse modo, analise quais modalidades se encaixam melhor as suas necessidades e seu perfil. Determine a ordem das suas prioridades de acordo com a sua realidade. Qual a urgência em adquirir seu imóvel. Lembre-se, que ambas são um processo com regras que podem ser flexibilizadas, como por exemplo, os lances no consórcio. Eles favorecem a antecipação da carta de crédito, caso exista urgência para compra do bem. Dessa forma, é possível se organizar e administrar uma compra como mais segurança, tranquilidade e vantagem.

Horário de Atendimento

Seg a Sex: 08:00 a 12:00 | 13:30 a 17:30
Sábado: FECHADO
Domingos e Feriados: FECHADO

Endereço

Rua Euclides da Cunha, 1788 – Santa Fé Campo Grande – MS

Telefone

+55 (67) 3029-6134 | 3025-7834